Webinário discutiu dignidade e inserção da pessoa surda

A Escola de Magistrados da Bahia – EMAB e o Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau do TJBA realizaram, na noite de ontem, segunda-feira (26), o webinário com o tema “O estudo de Libras e a dignidade da pessoa surda no exercício de sua cidadania”. O encontro virtual, que foi mediado pela Juíza de Direito do TJBA Carmelita Arruda, foi transmitido no canal da escola no YouTube.

A coordenadora-geral da EMAB, Desembargadora Joanice Guimarães abriu o evento agradecendo o apoio da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) e a presença de todos os convidados. Ressaltou a importância do tema, principalmente nas unidades judiciais de todo o país. “A intenção deste encontro é fazer aprender de forma prática, didática, humana e relacional, para que possamos entender a linguagem e com isso minimizar essa diferença e facilitar o convívio das pessoas surdas”, afirmou.

Os participantes discutiram questões que envolvem as dificuldades de inserção da pessoa surda, os aspectos voltados ao mercado de trabalho e a importância do acesso à Libras. A juíza Carmelita Arruda de Miranda, titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Alagoinhas, falou sobre as disposições normativas, compartilhou a experiência pela sua fluência na língua de sinais e pelo seu trabalho voluntário junto à comunidade surda.

O professor André Farias, fundador da Escola de Gestão expôs sobre os aspectos voltados ao mercado de trabalho e a importância do acesso à Libras. E o líder Religioso e professor, Nilton Sá Damasceno, mostrou como ultrapassou barreiras e tornou-se docente e liderança da comunidade surda.

Todo o evento foi traduzido simultaneamente para Libras e contou com a participação do intérprete Nilson Santos Nascimento, que é credenciado no Programa de Apoio aos órgãos Jurisdicionais do Tribunal de Justiça da Bahia, para a realização de perícias.

Ao final do evento, a Desembargadora Joanice destacou que o webinário realizado pela EMAB foi um marco, com muitas informações enriquecedoras. Agradeceu à presidente da AMAB, Juíza Nartir Weber; e ao Diretor em exercício da escola, Juiz Rosalvo Augusto, por todo o apoio. E saudou a participação das Desembargadoras Soraya Moradillo e Fátima Carvalho, da Juíza Substituta de 2º Grau Marielza Maués, de servidores da Comarca de Alagoinhas, de Matheus Oliveira – servidor do Núcleo Socioambiental do PJBA, da Professora Kátia Camillo, da Delegada Tânia Sodré e de todas as pessoas que interagiram prestigiando o evento.

Curso: O webinário serviu como partida para o Curso de Libras, que será ofertado pela EMAB em parceria com a Escola de Gestão Inclusiva e tem por objetivo, promover competências dialógicas entre pessoas ouvintes e pessoas surdas, mediante o desenvolvimento de um bom nível no desempenho comunicativo em Libras.

O curso será ministrado pelo Educador Executivo André Farias, palestrante, professor e intérprete de Libras, psicanalista e especialista em acessibilidade. As aulas serão síncronas via plataforma Zoom, toda segunda e quarta, a partir do dia 17 de Maio, sempre das 19h às 21h. Carga horária total: 40h.

*Associados AMAB, entrem em contato com a Secretaria da escola e descubra uma condição especial.

Clique aqui e inscreva-se:

http://andre.farias.vendas.store/curso-de-libras-da-escola-de-magistrados-da-bahia

Clique aqui pra assistir o webinário:

https://www.youtube.com/watch?v=DNNPd70gPRs

 

Política de privacidade.

Segurança Anti-SPAM
Seus dados coletados nas páginas da EMAB não serão vendidos ou cedidos para outras empresas.

Política de ENVIO
Ao deixar seus dados você receberá dicas sobre as diversas áreas do Direito, anúncios de conteúdos ao vivo, anúncios de novos eventos e ofertas de produtos e serviços como cursos, pós-graduações e mentorias da EMAB.

Os e-mails serão enviados pelo domínio @emab.com.br independente da página em que forem coletados.

Política de CANCELAMENTO
A cada e-mail recebido, você terá a oportunidade de clicar na opção “descadastrar” no rodapé do e-mail para sair da nossa lista de leads caso acredite que os conteúdos não estão sendo úteis.