A ESCOLA

A Escola de Magistrados da Bahia – EMAB, instituição da Associação dos Magistrados da Bahia – AMAB, foi criada em 14 de dezembro de 1982, ainda com o nome de Escola de Preparação e Aperfeiçoamento de Magistrados (EPAM). Resultou de uma indicação do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), durante gestão do então presidente, Desembargador Adolfo Leitão Guerra. Ele criou uma comissão para estudar a melhor forma de instituir a Escola, e que foi coordenada pelo Desembargador Renato Mesquita.

Ainda em agosto de 1981, em sessão plenária do Tribunal de Justiça, foi apresentada sugestão do Desembargador Renato Mesquita de estimular a criação de um curso pela AMAB, com a qual o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia firmaria convênio. A proposta foi aprovada por unanimidade pelo Pleno.

Em dezembro de 1982, em reunião extraordinária da Associação dos Magistrados da Bahia – AMAB, o então presidente da entidade, Desembargador Mário Augusto Albiani Alves, fez uma exposição sobre a importância da criação da Escola, mostrando a necessidade e viabilidade da implantação, através do citado convênio com o Tribunal. Na oportunidade, também foi apresentado o regulamento da nova instituição. A criação da Escola de Preparação e Aperfeiçoamento de Magistrados (EPAM) bem como o seu regulamento inicial foram aprovados na data.

No final da década de 90, sob direção do Desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior, mudou o nome para Escola de Magistrados da Bahia (EMAB). A nova denominação expressava melhor a importância da Instituição, oportunizando uma melhor identificação da nossa Escola no cenário nacional.


OBJETIVO

 

O principal objetivo da EMAB é fomentar o estudo do Direito, promovendo a formação e o aprimoramento constantes dos magistrados baianos, além de proporcionar atualização para profissionais operadores do Direito, e cursos que visam preparar bacharéis para concursos públicos nas diversas áreas jurídicas. Estima-se que, nas quase quatro décadas de atuação, mais de 100 mil alunos já passaram pela Escola.

Na condição de uma das escolas associativas mais antigas do país, tem prestado relevantes serviços. Também realiza palestras, seminários e encontros, visando o aperfeiçoamento de magistrados e do público em geral.


ESTRUTURA

 

A sede está localizada no Jardim Baiano, no bairro de Nazaré, próximo ao Fórum Ruy Barbosa. O espaço possui três auditórios climatizados, dois deles com capacidade para 110 pessoas e um com capacidade para 40 pessoas. A estrutura inclui ainda biblioteca digital, sala de depoimento especial, sala técnica e sala de audiência, além da estrutura administrativa, que inclui secretaria, coordenação, gerência, sala de reunião e copa/cozinha.

 

Missão
Proporcionar o aprimoramento cultural e jurídico dos magistrados, demais profissionais e estudantes da área do Direito, contribuindo para sua formação humanística, comprometimento social e efetividade na prestação jurisdicional.

 

Visão

Ser reconhecida nacionalmente como instituição de ensino de excelência, que realiza cursos de alto padrão com caráter inovador, e comprometida na formação continuada, capaz de transformar atividades estratégicas em valores humanísticos.

 

Valores

  • Eficiência

         Praticar uma gestão moderna com foco em resultados e otimização dos recursos.

  • Comprometimento ético e social

         Agir de forma ética e transparente fortalecendo a confiança entre seu corpo administrativo-pedagógico, discente e docente.

  • Credibilidade

         Envidar esforços para garantir o alto padrão dos cursos ministrados pela instituição.

  • Valorização do Ser Humano

         Capacitar, reconhecer, incentivar e estimular o crescimento profissional e pessoal através de cursos com comprometimento humanístico.

  • Otimismo

         Crer nos valores atuais com a certeza de que o trabalho em equipe possibilitará a concretização dos objetivos definidos.

  • Inovação

         Estar em constante sintonia com as mudanças, buscando novas formas de proporcionar o aprimoramento jurídico.

GALERIA DE FOTOS

Parceria    

Para realização dos cursos a EMAB tem firmado parceria com importantes faculdades de Direito, além de ter contado com o apoio de outras instituições, para realização de eventos e ações importantes, tais como cursos de atualização, seminários, workshop, palestras, congressos, dentre outros.

  • Tribunal de Justiça do Estado da Bahia
  • Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia – UFBA
  • Universidade Católica do Salvador-UCSAL
  • Faculdade Baiana de Direito
  • Instituição Anísio Teixeira – IAT (EAD)
  • Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF/MP
  • Casa de Cultura Carolina Taboada
  • UNICORP – Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça da Bahia
  • Assembleia Legislativa do Estado da Bahia
  • AMATRA
  • ACADEPOL – Academia de Polícia Civil da Bahia
  • ASSETBA – Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia
  • IUA – Instituto Universitário Atlântico
  • Nohall Produções
  • Ministério da Justiça
  • IBADPP – Instituto Baiano de Direito Processual Penal
  • UNIFACS
  • AMB – Associação dos Magistrados Brasileiros
  • ENM – Escola Nacional da Magistratura
  • Brasil Jurídico Cursos LTDA
  • CEJAS – Centros de Estudos José Aras
  • ICJP – Instituto de Ciências Jurídico-Políticas e COPEDEM – Portugal/Brasil
  • FERBASA e Fundação José Carvalho
  • DPE – Defensoria Pública do Estado da Bahia
  • Núcleo de Justiça Restaurativa – 2º Grau do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (NJR2)

Gestão 2023/2025

Diretor-geral – Marcelo Lagrota

 

Juiz de Direito, Professor de Direito Penal da Universidade do Estado da Bahia, Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais (UMSA); Mestre em Segurança Pública (UFBA). É ex-aluno da EMAB, Especialista em Direito Público (UNEB) e em Docência do Ensino Superior (UFRJ); membro do Conselho Científico e Editorial da Revista Jurídica Entre Aspas da Universidade Corporativa TJBA-UNICORP. Ingressou na magistratura em 2002.

 

Vice-diretor – Waldir Viana Ribeiro Júnior

 

Coordenadora Geral de Cursos – Gleison dos Santos Soares

 

Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), Doutor em Direito Público e Evolução Social pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), Mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Pós-graduado em Derecho penal y comportamiento humano pela Universidad de Castilla – La Mancha (UCLM-ES), em Processo Penal pela Universidade de Coimbra (UC-PT) e em Ciências Criminais pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), Especialista em Direito Eleitoral pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e em Ensino Remoto, Ensino a Distância e Metodologias Ativas pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP), Bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador – BA (UCSAL). Professor de Direito Penal e Processo Penal. Membro da Association Internacionale de Droit Pénal (AIDP), da Fundación Internacional de Ciencias Penales (FICP), do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e do Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal (IBRASPP). Presidente do Escritório Modelo Professor Manoel Ribeiro (biênio 2007/2008). Palestrante, Conferencista e Autor de livros e artigos científicos. Possui experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: Penalogia e Teorias da Pena, Direito Penal Contemporâneo e Princípios Penais Constitucionais.

 

Coordenadoria Pedagógica

 

– Juiz Rodrigo Britto

Juiz titular da Vara dos Juizados Especiais de Brumado do Tribunal de Justiça do estado da Bahia (TJBA). Ingressou na Magistratura no ano de 2013. É graduado em Direito pela Unifacs e pós-raduado em Direito Tributário pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É facilitador de Círculos de Construção de Paz e Constelador Familiar e Sistêmico, e professor em várias instituições de ensino, como Brasil Jurídico, Unigrad, Ênfase e Êxito OAB.

 

– Juiz Armando Duarte Mesquita Júnior

Juiz de Direito Titular da 1ª Vara Criminal de Feira de Santana. Mestre em Segurança Pública, Justiça e Cidadania (UFBA), Pós-Graduado em Processo (LFG) e em Direto, Justiça e Cidadania (Faculdade Maurício de Nassau. Associado ao IBADPP (Instituto Baiano de Direito Processual Penal). Professor de Processo Penal no Centro Universitário Nobre e UNEF (graduação/Feira de Santana) e UCSal (pós-graduação). Coordenador da Pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal do Centro Universitário Nobre

 

Diretor Acadêmico – Adrianno Espíndola Sandes

 

O magistrado Adrianno Espíndola Sandes é graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP; Mestre em Segurança Pública pela UFBA. É doutorando em Ciências Jurídicas na Universidade Autônoma de Lisboa – UAL. Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP; Pós-graduado em Direito Processual pela Universidade Anhanguera-Uniderp; Pós-graduado em Atividade Judicante pela Escola de Magistrados da Bahia – EMAB. Iniciou a Formação de Formadores e tutores da ENFAM, tendo já concluído o Formação de Formadores – Nível 01 – Módulo 01 pela Escola de Magistrados do Rio de Janeiro – EMERJ. Advogou e foi analista judiciário do TRE-PE, tendo sido nomeado para o cargo de Juiz Substituto no TJBA em 2005. Com 17 anos de magistratura, atuou como juiz substituto em várias unidades judiciais, exercendo a titularidade na Comarca de Curaçá, Vara Cível da Comarca de Casa Nova e, atualmente, na 1ª Vara Cível da Comarca de Juazeiro. É membro do Conselho Cientifico e Editorial da Revista Entre Aspas da Universidade Corporativa TJBA – UNICORP. Além das atividades jurisdicionais, exerce a docência (professor efetivo) na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, ministrando aulas, orientando alunos e participando de bancas de TCC e de comissões julgadoras de seleção pública para professor substituto.

Ex-diretores

Desa. Regina Helena Reis Ramos

Biênio: 2020-2022 (assumiu a direção da Escola de 14/02/2020 até 15/09/2020)

Des. Mário Augusto Albiani  Alves (Fundador)

Biênios: 1982-1983 / 1984-1985 / 1988-1989

Des. Luis Pedreira Fernandes

Biênio: 1986-1987

Des. Paulo Roberto Bastos Furtado

Biênio: 1990-1991

Des. José Abreu Filho

Biênio: 1992-1993

Des. João Santa Rosa

Biênio: 1994-1995

Des. Gerson Pereira dos Santos

Biênio: 1996-1997

Des. Edmilson Jatahy Fonseca Júnior

Biênios: 1998-1999 / 2014-2015

Des. Manoel Moreira Costa

Biênios: 2000-2001 / 2004-2005 / 2006-2007

Desa. Sílvia Carneiro Santos Zarif

Biênio: 2002-2003 

Juiz Rosalvo Augusto Vieira da Silva

Biênio: 2008-2009 

Desa. Maria do Socorro Barreto Santiago

Biênios: 2010-2011 / 2012-2013

Desa. Maria de Lourdes Pinho Medauar

Biênio: 2016-2017

Des. Nilson Soares Castelo Branco

Biênio: 2018-2019

Política de privacidade.

Segurança Anti-SPAM
Seus dados coletados nas páginas da EMAB não serão vendidos ou cedidos para outras empresas.

Política de ENVIO
Ao deixar seus dados você receberá dicas sobre as diversas áreas do Direito, anúncios de conteúdos ao vivo, anúncios de novos eventos e ofertas de produtos e serviços como cursos, pós-graduações e mentorias da EMAB.

Os e-mails serão enviados pelo domínio @emab.com.br independente da página em que forem coletados.

Política de CANCELAMENTO
A cada e-mail recebido, você terá a oportunidade de clicar na opção “descadastrar” no rodapé do e-mail para sair da nossa lista de leads caso acredite que os conteúdos não estão sendo úteis.