Webinário discutirá dignidade e inserção da pessoa surda

O estudo de Libras e a dignidade da pessoa surda no exercício de sua cidadania é o tema do webinário, que será realizado na próxima segunda feira, dia 26 de abril, pela Escola de Magistrados da Bahia – EMAB, da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), e o Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau do TJBA. O evento, que será transmitido pelo YouTube, acontecerá das 18h às 20h, com tradução simultânea em Libras. Terá como expositores a juíza Carmelita Arruda de Miranda e os professores André Farias e Nilton Sá Damasceno.

Prestes a completar 19 anos de sua publicação, a Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação no Brasil. Mas, a norma ainda encontra barreiras em sua efetividade, mesmo com as mudanças legais e as ações que buscam a inserção da pessoa surda na sociedade brasileira.

O webinário buscará discutir questões que envolvem as dificuldades de inserção da pessoa surda, a partir das experiências de um professor e líder Religioso, Nilton Sá Damasceno, que ultrapassou barreiras e tornou-se docente e liderança surda. Também serão abordados aspectos voltados ao mercado de trabalho e a importância do acesso à Libras, pelo professor André Farias, fundador da Escola de Gestão Inclusiva. A juíza Carmelita Arruda de Miranda, hoje na comarca de Alagoinhas, fará uma análise do tema em suas questões normativas e constitucionais, e mostrará sua experiência pela sua fluência na língua de sinais e pelo seu trabalho voluntário junto à comunidade surda.

A abertura do evento contará com a participação da coordenadora geral da EMAB e presidente do Comitê Gestor do Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau do TJBA, Desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus.

A participação é gratuita e será emitido certificado de 2h aos interessados, mediante solicitação específica por meio de formulário que será disponibilizado durante o evento.

Assista aqui

 

Política de privacidade.

Segurança Anti-SPAM
Seus dados coletados nas páginas da EMAB não serão vendidos ou cedidos para outras empresas.

Política de ENVIO
Ao deixar seus dados você receberá dicas sobre as diversas áreas do Direito, anúncios de conteúdos ao vivo, anúncios de novos eventos e ofertas de produtos e serviços como cursos, pós-graduações e mentorias da EMAB.

Os e-mails serão enviados pelo domínio @emab.com.br independente da página em que forem coletados.

Política de CANCELAMENTO
A cada e-mail recebido, você terá a oportunidade de clicar na opção “descadastrar” no rodapé do e-mail para sair da nossa lista de leads caso acredite que os conteúdos não estão sendo úteis.