“Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero 2021” é lançado no CNJ

A publicação, em parceria com a Enfam, objetiva capacitar e orientar a magistratura para a realização de julgamentos

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou o “Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero 2021”, criado para que seja alcançada a igualdade de gênero e atenda ao objetivo de desenvolvimento sustentável n. 5 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A elaboração do documento ficou sob a responsabilidade do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ. A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) auxiliou as instituições na formação do Grupo de Trabalho (GT), na tradução do protocolo referência da Corte Suprema Mexicana e ficou responsável pela formatação e diagramação do documento.

O diretor-geral da Enfam, ministro Og Fernandes, acompanhou a cerimônia de lançamento da publicação, ocorrida hoje (19) durante a 340ª Sessão Ordinária do Conselho, que teve transmissão ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube. O magistrado utilizou os versos do poeta Bertolt Brecht para ilustrar sua visão sobre a temática. “A justiça é o pão do povo. Às vezes bastante, às vezes pouca. Às vezes de gosto bom, às vezes de gosto ruim. Quando o pão é pouco, há fome. Quando o pão é ruim, há descontentamento”. Og Fernandes acrescentou que “pouca e ruim é a justiça que discrimina. A discriminação é sentida nos espaços públicos de poder, inclusive no Judiciário, a refletir a tímida participação das mulheres, quase sempre limitada ou proibida”.

O trabalho realizado pela Escola foi destacado pela conselheira Ivana Farina Navarrete Pena, que, ao saudar o ministro Og Fernandes, lembrou que a pauta trazida pelo protocolo já está em estágio avançado. “Hoje, a Enfam aqui comparece realizando esta publicação ao lado do CNJ. Mais do que isso, sabemos que já é da grade, da pauta, a temática de julgamento com perspectiva de gênero. Isso significa que a capacitação virá com vigor muito acentuado”, ressaltou a conselheira.

A publicação do protocolo objetiva capacitar e orientar a magistratura para a realização de julgamentos, por meio do estabelecimento de diretrizes que traduzam um novo posicionamento da Justiça, com maior equidade entre homens e mulheres.

O CNJ reconheceu a necessidade de um protocolo diante do aumento das ocorrências da violência de gênero no Brasil. Assim, a publicação é fruto dos estudos desenvolvidos pelo Grupo de Trabalho criado para colaborar com a implementação das políticas nacionais relativas ao enfrentamento à violência contra as mulheres e ao incentivo à participação feminina no Poder Judiciário, instituído pela Portaria CNJ n. 27/2021.

Fonte: ENFAM

Política de privacidade.

Segurança Anti-SPAM
Seus dados coletados nas páginas da EMAB não serão vendidos ou cedidos para outras empresas.

Política de ENVIO
Ao deixar seus dados você receberá dicas sobre as diversas áreas do Direito, anúncios de conteúdos ao vivo, anúncios de novos eventos e ofertas de produtos e serviços como cursos, pós-graduações e mentorias da EMAB.

Os e-mails serão enviados pelo domínio @emab.com.br independente da página em que forem coletados.

Política de CANCELAMENTO
A cada e-mail recebido, você terá a oportunidade de clicar na opção “descadastrar” no rodapé do e-mail para sair da nossa lista de leads caso acredite que os conteúdos não estão sendo úteis.