Presidente eleito do TJBA visita AMAB e enfatiza prioridade ao primeiro grau

Em seu primeiro ato após ser eleito o novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), o desembargador Nilson Castelo Branco visitou, na tarde desta quarta-feira (17), a sede da Associações de Magistrados da Bahia (AMAB). Acompanhado da primeira vice-presidente eleita, desembargadora Gardênia Duarte, e do corregedor do interior eleito, desembargador Jatahy Fonseca Jr, eles foram recebidos da presidente da entidade, juíza Nartir Weber – licenciada -, e pelo presidente em exercício, juiz Alberto Raimundo. Vários magistrados também estiveram presentes.

Também foram eleitos, nesta quarta-feira, como segunda vice-presidente a desembargadora Márcia Borges, e corregedor-geral o desembargador José Edivaldo Rotondano.

Castelo Branco destacou a necessidade de dar prioridade ao primeiro grau, proporcionando a estrutura necessária para o bom andamento dos trabalhos, e enfatizou a importância de ouvir e agregar todos os integrantes do sistema de justiça, incluindo Ministério Público, Defensoria e advogados. Citou ainda que buscará um diálogo cada vez mais forte com os outros poderes.

Para o presidente eleito, o TJBA deve ser exemplo à sociedade de respeito ao processo democrático e boa convivência.  “Temos a função de dirimir as controvérsias, restaurar aos cidadãos e à sociedade a paz social. Não é possível que um Tribunal fique atormentado com turbulências e com um clima tempestuoso”, afirmou.

“São magistrados competentes e motivados por uma nova perspectiva, de contribuir ainda mais para o judiciário mais eficiente. O desembargador Nilson tem uma articulação muito boa com a magistratura, e nossa expectativa é que ele tenha uma gestão mais voltada ao primeiro grau, que é quem mais precisa”, afirmou a presidente da AMAB, Nartir Weber, que parabenizou todos os eleitos. Ela ainda destacou a lisura das eleições do Tribunal e o trabalho conduzido pelo presidente Lourival Trindade.

O presidente em exercício da AMAB, Alberto Raimundo, também desejou sucesso à nova mesa diretora do Tribunal de Justiça e reafirmou a parceria da Associação na busca de um judiciário cada vez mais célere e eficiente, e que corresponda aos anseios de toda a sociedade.

Perfil – Nilson Soares Castelo Branco é natural de Salvador (BA) e formou-se em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), em 1979. No ano seguinte, concluiu o curso de especialização em Direito Público pela Universidade Salvador (Unifacs). Tem trabalhos escritos na área de Controle de Constitucionalidade, Sindicância no Processo Administrativo Disciplinar e Sanções Tributárias. Atuou no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-Ba e desenvolveu a atividade da advocacia na área de direito municipal, eleitoral e administrativo, além da docência. Ele foi nomeado desembargador no dia 25 de maio de 2010. Integrante da Segunda Turma da Primeira Câmara Criminal do TJBA, da Primeira Câmara Criminal do TJBA e da Seção Criminal do TJBA, além de diretor-geral da Universidade Corporativa do TJBA (Unicorp). É presidente da Comissão Permanente de Segurança do TJBA e membro do Comitê Gestor do Fundo Estadual de Segurança dos Magistrados da Bahia e do Comitê de Governança do TJBA. Também foi diretor da Escola de Magistrados da Bahia (EMAB) da AMAB.

Política de privacidade.

Segurança Anti-SPAM
Seus dados coletados nas páginas da EMAB não serão vendidos ou cedidos para outras empresas.

Política de ENVIO
Ao deixar seus dados você receberá dicas sobre as diversas áreas do Direito, anúncios de conteúdos ao vivo, anúncios de novos eventos e ofertas de produtos e serviços como cursos, pós-graduações e mentorias da EMAB.

Os e-mails serão enviados pelo domínio @emab.com.br independente da página em que forem coletados.

Política de CANCELAMENTO
A cada e-mail recebido, você terá a oportunidade de clicar na opção “descadastrar” no rodapé do e-mail para sair da nossa lista de leads caso acredite que os conteúdos não estão sendo úteis.