No Dia da Visibilidade Intersexo, Webinário discutiu as subjetividades na interseccionalidade do direito e da medicina

A Escola de Magistrados da Bahia – EMAB e a Comissão para a Promoção de Igualdade e Políticas Afirmativas em Questões de Gênero e Orientação Sexual (COGEN) do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) realizaram, na tarde de ontem, terça-feira (26), o webinário com o tema “Subjetividades intersexo na interseccionalidade do direito e da medicina”. O encontro virtual, em comemoração ao Dia da Visibilidade Intersexo, foi mediado pelo presidente da COGEN, juiz Mário Soares Caymmi Gomes, e pelo coordenador na Região Metropolitana da Defensoria Pública do estado, Daniel Soeiro, e contou com a presença do diretor-geral da EMAB, Juiz Rosalvo Augusto Vieira da Silva. O evento foi transmitido pelo canal da Escola no YouTube.

A coordenadora-geral da EMAB, Desembargadora Joanice Guimarães, abriu o encontro agradecendo a presença de todos os participantes. Ela ressaltou a importância do tema, principalmente ao Judiciário, já que existe um regulamento no Conselho Nacional de Justiça –CNJ que fala sobre a modificação da Lei de Registros Públicos, como também para a sociedade. “A EMAB se sente muito honrada por estar abordando e colocando no ar esse tema tão necessário. Estou aqui hoje como umas das pessoas que precisam ser informadas, como toda a população. Fico muito feliz em ter essa oportunidade ímpar neste webinário”, afirmou.

O mediador do evento, juiz Mário Caymmi, falou sobre a satisfação pessoal e como presidente da COGEN de poder estar proporcionando esse momento histórico para o Judiciário baiano. “Fico muito satisfeito, pois precisamos de laços e de uma rede de apoio para poder disseminar e trazer informação de qualidade e dar voz as pessoas que são afetadas por esses temas. Fiz uma pesquisa rápida e não vi nenhum tribunal do país a se dedicar a informar a população, trazer essa quantidade de informação em um evento desse porte, acredito que seja o primeiro do Brasil. Só tenho a agradecer a EMAB pela parceria”, afirmou.

Os convidados discutiram sobre três temas. O primeiro foi sobre ‘As subjetividades intersexo’, que teve a participação da Carolina Iara, Amiel Vieira e Joel Filho. Eles falaram sobre como é ser intersexo e quais os desafios na sociedade. O segundo bloco teve a abordagem do Intersexo e a Ciência Médica, com Dionne Freitas e Magnus da Silva, que discutiram sobre os estados intersexo e a terminologia que abarca toda diversidade da característica corporal e a prática médica voltada às condições intersexo e pessoas intersexo. No último bloco, o tema foi ‘O intersexo e o Direito’, e a advogada Fernanda Barretto falou sobre o avanço do Provimento do CNJ, Nº 122 de 13/08/202122, que criou através de um ato administrativo, a possibilidade de bebes intersexo serem registrados no cartório como sexo ignorado.

Ao final do evento, o juiz Mário Caymmi destacou que o webinário realizado pela EMAB foi um marco, com muitas informações enriquecedoras. Agradeceu à coordenadora-geral, desembargadora Joanice e ao diretor-geral, Juiz Rosalvo pelo empenho da EMAB na realização do evento e a todos os palestrantes pelo envolvimento com o tema.

Clique aqui para assistir o webinário:
https://youtu.be/A4evJJl1IEc

Política de privacidade.

Segurança Anti-SPAM
Seus dados coletados nas páginas da EMAB não serão vendidos ou cedidos para outras empresas.

Política de ENVIO
Ao deixar seus dados você receberá dicas sobre as diversas áreas do Direito, anúncios de conteúdos ao vivo, anúncios de novos eventos e ofertas de produtos e serviços como cursos, pós-graduações e mentorias da EMAB.

Os e-mails serão enviados pelo domínio @emab.com.br independente da página em que forem coletados.

Política de CANCELAMENTO
A cada e-mail recebido, você terá a oportunidade de clicar na opção “descadastrar” no rodapé do e-mail para sair da nossa lista de leads caso acredite que os conteúdos não estão sendo úteis.