Julgamento com Perspectiva de Gênero é tema do próximo curso da EMM

Evento será de 7 a 31 de março; aula magna será transmitida ao vivo

 

A Escola Nacional da Magistratura (ENM) realizará de 7 a 31 de março o curso Julgamento com Perspectiva de Gênero: origem da discussão e as formas de violência contra a mulher. O objetivo da iniciativa é capacitar os magistrados sobre as formas de violência, bem como os meios para previnir e enfrentar a prática. A aula magna será realizada no dia 8 de março e transmitida no YouTube da ENM.

Durante as aulas, o grupo terá a oportunidade de debater a respeito da reparação da vítima de violência doméstica baseada no gênero e da possibilidade de estabelecimento de valor ressarcitório mínimo a ser pago pelo agressor na sentença penal condenatória.

Essas e outras questões serão tratadas com base no Protocolo de Julgamento com Perspectiva de Gênero, publicado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em outubro do ano passado. O documento é resultado de um debate intenso de um Grupo de Trabalho instituído só para esta finalidade. A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), inclusive, contribuiu neste estudo.

De acordo com a diretora do AMB Mulheres, juíza Domitila Manssur, que participou intensamente das discussões e coordena o curso, incluir a temática nas atividades de formação acadêmica da magistratura é um grande passo no Judiciário.

“O julgamento com perspectiva de gênero leva ao sistema de Justiça garantias às mulheres, vítimas recorrentes de toda sorte de violências, inclusive institucional, e está de acordo com os objetivos da jurisdição e princípios constitucionais de proteção e defesa dos direitos fundamentais, mostrando-se de suma importância o conhecimento do protocolo, de aplicação recomendada pelo CNJ”, concluiu.

O curso será online e os interessados em participar podem se inscrever aqui.

Fonte: ENM

Política de privacidade.

Segurança Anti-SPAM
Seus dados coletados nas páginas da EMAB não serão vendidos ou cedidos para outras empresas.

Política de ENVIO
Ao deixar seus dados você receberá dicas sobre as diversas áreas do Direito, anúncios de conteúdos ao vivo, anúncios de novos eventos e ofertas de produtos e serviços como cursos, pós-graduações e mentorias da EMAB.

Os e-mails serão enviados pelo domínio @emab.com.br independente da página em que forem coletados.

Política de CANCELAMENTO
A cada e-mail recebido, você terá a oportunidade de clicar na opção “descadastrar” no rodapé do e-mail para sair da nossa lista de leads caso acredite que os conteúdos não estão sendo úteis.