Congresso Brasileiro de Magistrados segue até amanhã (14) em Salvador

Com um auditório lotado e caravanas de todos os estados do país, foi aberto ontem (12), no Centro de Convenções de Salvador o XXIV Congresso Brasileiro de Magistrados. O evento, que segue até amanhã (14), reúne cerca de 1,7 mil juízes, desembargadores e ministros de tribunais superiores. A realização é da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e co-realização da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB).

Na abertura, a presidente da AMAB, juíza Nartir Weber, falou da alegria de receber colegas de todo o país. “Uma honra receber tantos magistrados na nossa cidade. Vamos discutir temas de grande relevância para o Judiciário e para a magistratura. Sintam-se em casa” declarou. O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Nilson Castelo Branco, também deu as boas-vindas e destacou a pluralidade do estado.

O governador Rui Costa, na sua fala, fez uma defesa da democracia, do Supremo Tribunal Federal (STF) e da eficácia do processo eleitoral brasileiro. “Jamais imaginei que precisasse estar aqui para defender a justiça eleitoral, para defender a transparência do voto eletrônico. Quem imaginava também que em 2022 precisaríamos defender o STF? Isso tudo mostra que a democracia é uma construção permanente e que exige de cada uma de nós o seu papel”, declarou. Ele ressaltou ainda a necessidade de uma Justiça forte e independente para que os direitos sejam resguardados.

Da mesma forma, o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, defendeu a democracia e o Estado de Direito, além da necessidade de se atentar o olhar para minorias como mulheres, negros e indígenas. “É inimaginável ter que defender o Poder Judiciário de ataques absolutamente sem fundamento. Temos que ter coragem para defender o nosso judiciário e queria reafirmar aqui que eu respeito o poder judiciário do meu país”, disse o senador.

O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins disse que o Brasil vive momentos de tormentas, mas que o rumo do país é seguir em calmaria. “Uma palavra de fé, amor e esperança. Vivemos tempos de tormentas, mas estamos a viver tempos de calmarias. Estamos hoje juntos, unidos, presencial, tudo passa. Só não passa a misericórdia de Deus, pois Deus é baianos”, disse.

Conferência – A abertura contou com conferência magna do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux. “Falo aqui com colegas. Nossa carreira é integrada de muita luta e muitas vezes não tem o reconhecimento que merece”, iniciou sua fala. Ele ainda destacou que há um sentimento constitucional do povo, que é diferente de opinião pública passageira. “Nós juízes, nós do judiciário, não fazemos pesquisa de opinião pública para decidir, mas devemos contas à sociedade. É muito importante que tenhamos essa consciência, relembrando sempre que todo poder emana do povo”, citou.

Homenagens – O músico Carlinhos Brown recebeu o título de Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia, durante o evento. “Estou honrado e agradecido. Me inspiro nos pacificadores e na ação do fazer da entrega e do cuidado algo real e possível com o outro”, disse, enfatizando ainda a necessidade de a sociedade lançar o olhar para os jovens e crianças.

O presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luiz Fux, foi agraciado com o Título de Cidadão Baiano. Ele recebeu a honraria das mãos do proponente da homenagem, deputado Sandro Régis (União Brasil), e do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Adolfo Menezes (PSD).

A presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil, recebeu o título de cidadã soteropolitana, entregue à magistrada pelo presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Geraldo Jr. “Agora você pode voltar para sua terra natal e dizer da sua alegria de estar registrada no cartório de registro de pessoas naturais e que é cidadã da cidade de Salvador”, afirmou o vereador.

Já o ex-presidente da AMAB e coordenador do evento, juiz Freeddy Pitta Lima, recebeu a mais alta honraria concedida pela CMS. A entrega da medalha Thomé de Souza foi uma proposição de autoria dos vereadores Paulo Magalhães Jr. e Marcelle Moraes.

Também estiveram na mesa de abertura do evento o ministro Dias Toffoli (STF); o prefeito de Salvador, Bruno Reis; e o ministro Luís Felipe Salomão (STJ), entre outras autoridades.

Política de privacidade.

Segurança Anti-SPAM
Seus dados coletados nas páginas da EMAB não serão vendidos ou cedidos para outras empresas.

Política de ENVIO
Ao deixar seus dados você receberá dicas sobre as diversas áreas do Direito, anúncios de conteúdos ao vivo, anúncios de novos eventos e ofertas de produtos e serviços como cursos, pós-graduações e mentorias da EMAB.

Os e-mails serão enviados pelo domínio @emab.com.br independente da página em que forem coletados.

Política de CANCELAMENTO
A cada e-mail recebido, você terá a oportunidade de clicar na opção “descadastrar” no rodapé do e-mail para sair da nossa lista de leads caso acredite que os conteúdos não estão sendo úteis.