Webinário celebra Semana da Justiça Restaurativa nos dias 16 e 17 de novembro; participe

Anualmente, na terceira semana de novembro, vários países promovem uma campanha de mobilização e divulgação da Justiça Restaurativa. No Brasil, não é diferente. No âmbito da Bahia, por meio do Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau (NJR2G) do PJBA, esta ação é realizada em prol da sistematização e difusão de conhecimento sobre o tema.

O evento, que tem o apoio institucional da Universidade Corporativa (Unicorp) do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) e da Escola de Magistrados da Bahia (EMAB), será realizado em plataforma virtual, com transmissão via canal do PJBA no YouTube, nos dias 16 e 17 de novembro, das 14h às 17h.

Para acessar a transmissão do dia 16, clique aqui

Para acessar a transmissão do dia 17, clique aqui

A ação destina-se a magistrados e servidores do PJBA, advogados, representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, estudantes e comunidade em geral. Os interessados em receber o certificado deverão se inscrever, sendo possível a inscrição para apenas um dos dias. A confirmação de presença deverá ser feita mediante formulário que será disponibilizado na descrição do próprio vídeo, durante o evento.

Faça aqui sua inscrição – magistrados e servidores

Faça aqui sua inscrição – visitantes

Ao longo do webinário, serão realizadas reflexões acerca das experiências vivenciadas no Brasil, após a Resolução nº 225/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ponderando sobre os progressos surgidos no campo das práticas restaurativas e o impacto destas na resolução dos conflitos levados ao Sistema de Justiça.

Participam como expositores, no primeiro dia, Riccardo Cappi, Doutor em Criminologia, abordando o “Panorama da Justiça Restaurativa e a Criminologia”; a Juíza Catarina de Macedo Nogueira Lima e Correa, do TJDFT, que falará sobre “Horizontes para a Justiça Restaurativa no sistema criminal”; Selma Pereira de Santana, Promotora do Ministério Público Militar da União e Doutora em Ciências Jurídico-Criminais, que tratará sobre “A expansão da justiça consensual no Brasil, desde a Constituição de 1988”; e Janine Soares Ferraz Matos, Juíza idealizadora do Projeto Coração de Tinta e Coordenadora do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Poções, com o tema “Eu contenho a sua violência, e acolho você”.

Já no segundo dia, participam como expositores, Sandra Isabel Rasteiro Firmino, Professora Auxiliar do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa), apresentando a “Justiça Restaurativa como Política Pública”; a Juíza Coordenadora do CEJUSC JR de Salvador, Maria Fausta Cajahyba Rocha, do TJBA, cuja palestra abordará “Justiça Restaurativa e Neurociência. Contribuições, fatos e perspectivas”; o especialista em Advocacia Criminal João Níkolas Vieira Guimarães, que falará sobre o “Projeto Rodamoinho – A experiência das Rodas de Comunicação Não Violenta e dos Círculos de Construção de Paz com pessoas em situação de cárcere”; e a Juíza do TJBA, Coordenadora do CEJUSC de Ilhéus, Sandra Magali Brito Silva Mendonça, abordando “A experiência da Justiça Restaurativa como prática de enfrentamento a Violência Doméstica”.

A mediação dos debates ficará à cargo do Delegado de Polícia Civil Rafael Oliveira Santos Araújo, no primeiro dia, e do Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Maria Milza (FAMAM) e Coordenador do Núcleo de Estudo em Justiça Restaurativa (NEJUR), Fernando Oliveira Piedade, no segundo e último dia do evento.

Clique aqui e confira o currículo dos participantes 

Saiba mais sobre a Semana da Justiça Restaurativa do Brasil aqui.

Fonte: TJ-BA

Política de privacidade.

Segurança Anti-SPAM
Seus dados coletados nas páginas da EMAB não serão vendidos ou cedidos para outras empresas.

Política de ENVIO
Ao deixar seus dados você receberá dicas sobre as diversas áreas do Direito, anúncios de conteúdos ao vivo, anúncios de novos eventos e ofertas de produtos e serviços como cursos, pós-graduações e mentorias da EMAB.

Os e-mails serão enviados pelo domínio @emab.com.br independente da página em que forem coletados.

Política de CANCELAMENTO
A cada e-mail recebido, você terá a oportunidade de clicar na opção “descadastrar” no rodapé do e-mail para sair da nossa lista de leads caso acredite que os conteúdos não estão sendo úteis.