Magistratura baiana se despede do desembargador Mário Albiani

 

O desembargador aposentado Mário Augusto Albiani faleceu neste último domingo (11) aos 90 anos de idade. Pessoa carismática, empreendedora e grande jurista, era muito querido e respeitado na magistratura. Foi presidente da AMAB nos anos de 1981 a 1989 e de 1992 a 1999 e presidente do Tribunal de Justiça da Bahia nos anos de 1990 e 1991. O velório é realizado nesta segunda-feira (12) na Capela C do Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador-Ba, e a cerimônia de cremação acontecerá às 15 horas.

Foram mais de 60 anos dedicados ao Direito, ingressando na Universidade Federal da Bahia em 1954. Aprovado em concurso em 1963, foi nomeado juiz no ano seguinte para a comarca de Palmeiras, na Chapada Diamantina. Em 1979, foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, onde posteriormente tornou-se presidente da Corte (1990/1991). Foi agraciado com 140 títulos de cidadão em municípios da Bahia. Era um juiz pacificador e participativo, o que o fez ser presidente da AMAB em sete mandatos.

EMAB – Foi Mario Albiani quem fundou, em 14 de dezembro de 1982, a Escola de Magistrados da Bahia (EMAB), ainda com o nome de Escola de Preparação e Aperfeiçoamento de Magistrados (EPAM), nomenclatura alterada no final da década de 90.

Neto de italiano, que veio para o Brasil por volta de 1873, especificamente para ser mecânico de manutenção do recém-inaugurado Elevador Lacerda, Mário Albiani preservava o bom humor, as amizades que construiu e o amor à família. Lançou em 2016 o livro ‘Minha vida pelo Direito’, com os fragmentos da sua vida, desde a infância no Porto dos Tainheiros, no bairro de Itapajipe, e também histórias presenciadas da sua trajetória profissional.

“A vida é de chegadas e partidas, isso é fato, mas tem partidas que tocam o nosso coração de forma mais forte e profunda. O Desembargador Mário Albiani me traz essa sensação imensa de perda, de saudade, de falta da sua presença. Sou imensamente grata a ele por tudo que fez por mim e pelo Poder Judiciário”, afirmou a presidente da AMAB, juíza Nartir Weber. Ela lembra que foi dele a iniciativa de fazer o primeiro curso de preparação para o concurso de magistrados na EMAB. “Não fosse esse curso, eu, recém-chegada de Itabuna, sem qualquer ligação com Salvador e sem amigos para estudar, jamais chegaria à magistratura. Minha eterna gratidão e respeito”, disse.

Nartir Weber lembra que, como presidente da AMAB, Mário Albiani foi quem mais se aproximou dos magistrados e muito fez pelas causas associativas.  “Nunca dizia não. Atendia a todos com o mesmo carinho e atenção. Procurava sempre uma forma de ajudar ao colega”, citou. Como presidente do Tribunal de Justiça, segundo ela, conseguiu o impensável: forjar um novo modelo de juiz: o juiz participação. Aquele juiz que se inteirava dos problemas dos jurisdicionados, atendendo as partes e ouvindo as pessoas acerca das peculiaridades de cada comarca. A partir daí, procurava, dentro dos limites da lei, resolver os problemas da comunidade de forma mais producente e eficaz. “Como presidente do TJ, foi um homem à frente do seu tempo. Um presidente de muitas realizações. Um desbravador dessa imensa Bahia”, destacou.

“Perdemos um magistrado que muito fez pela classe e cuidava sempre de todos nós. Vai deixar muita saudade. Minha solidariedade na dor da perda aos filhos e netos”, expressou o 1º vice-presidente da AMAB, juiz Alberto Raimundo.

 

DEPOIMENTOS

 

Associo-me às manifestações de pesar, pelo falecimento do colega, Des. Mário Albiani.  Condolências extensivas ao colega, Mário Albiani Júnior, e aos seus familiares.

Lourival Trindade – Presidente do TJBA

 

Desembargador Mario Albiani era como um pai para mim! Carinhoso, atencioso, conselheiro! Deixa um vazio no meu coração, mas a certeza que estará num lugar grandioso ao lado do Pai maior! O amor da família por ele sempre foi algo lindo de ver. Presenciei tantas vezes o cuidado tão amoroso de Mariozinho com ele! Que Deus conforte o coração da família e de toda a Magistratura enlutada! Ele foi um exemplo de simplicidade! Da figura do juiz próximo da comunidade! Saudade eterna!

Elbia Araújo – Juíza e ex-presidente da AMAB

 

Nesse período de grandes perdas, a notícia do falecimento do Des. Albiani faz aumentar essa angustiante sensação. Grande líder da magistratura, magistrado ágil e competente, homem visionário que muito contribuiu para a modernização do Judiciário Baiano. Deixa um grande legado, além de uma legião de admiradores, na sua maioria hoje experientes magistrados que tiveram na sua pessoa o porto seguro quando dos primeiros passos na difícil missão de julgar. Abraço de forma carinhosa e solidária inteiramente a família Albiani e, em especial, o querido colega Mário Jr nesse momento de perda e dor. Que o Bom Deus conforte a todos.

Jatahy Júnior – Desembargador

 

Desembargador Mário, para quem teve o privilégio de o conhecer atuando, carrega consigo grandes e felizes recordações.  É dele a luta e o ensinamento de que juiz tem que participar. Ele sempre nos dizia, “juiz não é para viver em redoma, saiam, falem, busquem, a comunidade precisa.” Agregava e unia. Liderava ombro a ombro, como se a sua presidência e toda a magistratura fosse uma grande equipe. Nunca nos abandonou. Se soubesse que algum colega, precisava de apoio, mesmo que fosse na comarca de mais difícil acesso, lá estava ele, para apoiar e mostrar solidariedade.  Ele partiu, mas leva as mãos cheias de bons sentimentos e boas ações com todos nós. Deixa nossos corações repletos de amor e saudades. Des. Mário sempre estará presente, nas melhores recordações da magistratura. Descanse bom amigo, nos Braços de Jesus!!

Pilar Claro – Desembargadora

 

Triste segunda-feira com a notícia do falecimento do maior líder da Magistratura Baiana. Meus sentimentos ao querido amigo Mário Albiani Jr. Seu pai foi um pilar para meu desenvolvimento como Magistrado e tenho absoluta certeza que para centenas de Juízes. Sempre atencioso, urbano, zeloso no trato das questões institucionais e com uma visão presente e futurista dos anseios dos Magistrados! Que descanse em paz! Que Deus conforte vc Mário Jr e toda sua família! Abraço

Abelardo da Matta Neto – Desembargador

 

Lamento, com imenso pesar, o falecimento do estimado Desembargador Mário Albiani, que muito contribuiu para com o engrandecimento do Poder Judiciário da Bahia, quando Presidente do TJ, assim como o fortalecimento da Magistratura baiana, na liderança da AMAB. As nossas famílias conviveram em Coaraci e no Ed. Acapulco, em Salvador, de onde guardo grandes recordações. Que Deus o acolha e console seus familiares, especialmente o querido amigo e colega Des. Mário Júnior, com quem tenho a honra de trabalhar na 1a. Câmara, Ana, Luís Américo e netos.

Lidivaldo Reaiche – Desembargador

 

Muito triste a notícia do falecimento do nosso querido Des. Mário Albiani. Lamento o seu falecimento. Meus sentimentos à Mário Júnior e toda a família, que nesse momento de dor, despedida e saudade encontrem força na fé e em Deus. Que Des. Mário seja acolhido, na sua nova morada, com muita luz, amor e paz. Des. Mário foi o nosso grande líder e grande amigo, que deixará muita saudade. Gratidão Des. Mário Albiani por tudo que realizou. Saudades eternas.

Lisbete Teixeira – Desembargadora

 

Triste notícia. Foi para outro plano de vida o maior protagonista do associativismo da magistratura brasileira. Como disse Guimarães Rosa, as pessoas não morrem, ficam encantadas. Ele,agora viverá sob a luz do encantamento. Corajoso, aglutinador e carismático. Deixou um legado de exemplo e de atitude. O meu amigo e colega, Mário Júnior, filho devotado, dará sequência ao patrimônio de realizações do seu estimado pai. Meus sentimentos de pesar à família enlutada.

Nilson Castelo Branco – Desembargador

 

Associo-me a todas mensagens postadas pelo colegas, Desembargador Mário foi um grande líder da magistratura, marcou a história da Justiça na Bahia, foram inúmeras conquistas para a magistratura, que Deus o receba e conforte os seus filhos e netos.

Silvia Zarif – Desembargadora

 

Lamento profundamente o falecimento do Des. Mário Albiani, grande líder da magistratura do seu tempo, juiz e jurista de escol, pessoa educada e agradável, além de grande esportista. Deixará uma lacuna no mundo jurídico. Que Deus conforte Mario Júnior, irmãos, netos e demais parentes nesse momento de dor.

Pedro Guerra – Desembargador

 

Recebi com tristeza a notícia do falecimento do grande líder deste TJ , Desembargador Mário Albiani, pessoa afável, cordial, de espírito elevado e amistoso . Que Deus o acolha em seu reino e conforte a toda sua querida família. Forte abraço Des. Mário Júnior.

Regina Helena Reis – Desembargadora

 

Lamentável. Um grande homem, excelente Magistrado, um líder. Meus sentimentos. Que Deus conceda a paz e a vida eterna.

Paulo Chenaud – Desembargador

 

A sua partida abre uma lacuna que jamais irá se preencher. Magistrado de escol e líder nato da magistratura, exemplo que dignificou a todos e um coração que a todos acolhia, sem distinção. Marcou a história do nosso Tribunal. Peço a Jesus que sua acolhida seja plena e seu caminho cheio de luz. As saudades serão eternas. Deixo meu abraço de conforto ao amigo Mariozinho, Lucas e Ana Teresa, bem como aos demais familiares e amigos.

Cynthia Resende – Desembargadora

 

Que Deus conforte a toda família, pois presença tão forte, certamente impactará até quem não é seu parente direto. Pessoa que primava pela lhaneza no trato, sempre carinhoso e de um humor contagiante, e assim devemos lembrá-lo.

Nágila Brito – desembargadora

 

Externo o meu mais profundo pesar pelo falecimento do nosso querido Des. Mário Albiani que tanto dignificou a Magistratura, grande líder da Magistratura da Bahia. Que Deus o receba no Reino do Céu. Os meus sentimentos à toda família e especialmente ao nosso colega Mário Albiani Júnior, confortando-os neste momento tão difícil e triste

Maria da Purificação – Desembargadora

 

É realmente com muito pesar que recebo a triste notícia do falecimento do Desembargador Albiani. Homem que fez parte da história da Bahia e sempre foi um símbolo de pessoa ativa, dinâmica e extremamente cordial!! Me solidarizo inteiramente com a Família e principalmente com o amigo Mario Albiani Junior.

Geder Gomes – Desembargador

 

Registro aqui o meu extremo pesar pelo falecimento do meu amigo e padrinho Des. Mario Albiani, um grande líder, quiçá o maior que a nossa magistratura já teve. Que Deus o receba com todo carinho e com toda luz no plano espiritual e conforte o coração dos seus filhos, parentes e amigos. Meu coração está doendo demais com essa perda tão grande e irreparável!

Soraya Moradillo – Desembargadora

 

Amanhecemos tristes hoje, com a notícia do passamento do querido Des. Mário, símbolo de uma geração de Desembargadores que marcou o Judiciário baiano. Deixa muitas saudades e lembranças …um dos mais atuantes representantes de uma geração de magistrados, da nossa turma de 89 e de tantas outras … Des. Mário teve grande importância em nossas vidas de juízes novos, ainda repletos de sonhos… foram tantos os encontros da Amab, as visitas pelas Comarcas… um tempo maravilhoso e que que não voltará. Tempo da nossa juventude na carreira. Que Deus lhe conceda a luz eterna, na morada do Criador.

Marcia Mascarenhas – Juíza

 

Lamentável acontecimento. Grande Desembargador Mario Albiani. Foi o primeiro juiz da minha cidade COARACI. Que Deus o tenha e conforte ao Desembargador Mario Albiani Júnior e demais familiares, e também ao colega Paulo Albiani

Roney Cunha – Juiz

 

Meus sentimentos sinceros de pêsames. Um grande homem, um grande amigo. Quando desembargador, lutou incansavelmente pela magistratura. Tenho grandes e excelentes recordações dele. Que o Espírito Santo de Deus seja o conforto sempre presente para todos da família nesse momento de dor.

Argenildo Santos – Juiz

 

Meus profundos sentimentos pela passagem do nosso eterno Desembargador Mário Albiani. Seu sorriso e simpatia sempre serão lembrados. Que continue sua jornada engrandecendo e encantando o céu. Paz e fé à Família Albiani.

Andrea Araújo – Juíza

 

O dia amanheceu mais triste. O Desembargador Mário Albiani deixou esse plano terreno e partiu para a morada eterna! Que Deus o acolha na Sua glória eterna! Meus sentimentos à família e aos amigos!  Um líder. Acolheu a turma de 1990 como um grande pai! Nos confortou nos momentos de insegurança. Enfim, foi um ser humano ímpar! Perdemos todos com a sua partida! Segue em paz Dr. Mário para essa nova jornada!

Leonides Bispo – Juíza

 

Meu coração está muito entristecido com a notícia que nos é comunicada! Hoje uma dor imensa me toma completamente! Des. Mário Albiani foi um grande Presidente do Tribunal. Deu posse a minha turma nos idos dos anos 90 e foi uma referência para todos nós. Des Albiani lutou em prol da magistratura baiana e nacional e me ensinou o amor a Magistratura. Hoje o céu recebe um homem que defendeu a justiça e primou pela aplicação do Direito. Detinha qualidades enormes … era simples, alegre, meigo e generoso. A todos dava atenção e sempre tinha uma palavra amiga de consolo. Parte para casa do pai um Baluarte da justiça terrena e que lá seja um grande intercessor em nosso favor! Ao amigo e querido colega Mariozinho meu carinho … minhas orações! Ele não morreu … ele vive agora ao lado de Deus! Eu creio e assim espero! Meu coração se entristece ao lado de toda família Albiani me coloco e me solidarizo! Oro por todos pedindo o consolo que advém do Deus da vida !

Ana Barbuda – Juíza

 

Sinceros sentimentos a família Albiani, grande exemplo de pessoa humana, pai e profissional. Saudade eterna. Grande defensor da magistratura, promoveu mudanças inesquecíveis. Saudade eterna. Que Deus receba em seu divino trono e conforte toda família.

Alzeni Barreto – Juíza

 

Dia de luto, tristeza e grande perda para a Magistratura baiana. Um grande magistrado parte desse mundo e deixou exemplo de solidariedade e acolhimento aos juízes que tiveram a sorte de ingressar na magistratura vivenciando as atitudes e lutas de um grande líder. Meus sentimentos à família do Desembargador Mario Albiani.

João Batista Pinto – Juiz

 

Muita tristeza pela passagem do desembargador Mário Albiani. Marcou o início de minha jornada na magistratura.  Excelente presidente do Tribunal de Justiça, amigo e conselheiro. Foi o paraninfo da turma de 1990, nunca será esquecido.  Deus o receba em sua Glória! Meus sentimentos a família Albiani.

Ana Lúcia Matos – Juíza

 

Amanhecemos tristes, hoje, com a notícia do passamento do querido Des. Mário, símbolo de uma geração de Desembargadores que marcou o Judiciário baiano. Deixa muitas saudades e lembranças …um dos mais atuantes representantes de uma geração de magistrados, da nossa turma de 89 e de tantas outras …Des. Mário teve grande importância em nossas vidas de juízes novos, ainda repletos de sonhos… foram tantos os encontros da Amab, as visitas pelas Comarcas… um tempo maravilhoso e que que não voltará. Tempo da nossa juventude na carreira. Que Deus lhe conceda a luz eterna, na morada do Criador.

Marcia Denise – Juíza

 

Política de privacidade.

Segurança Anti-SPAM
Seus dados coletados nas páginas da EMAB não serão vendidos ou cedidos para outras empresas.

Política de ENVIO
Ao deixar seus dados você receberá dicas sobre as diversas áreas do Direito, anúncios de conteúdos ao vivo, anúncios de novos eventos e ofertas de produtos e serviços como cursos, pós-graduações e mentorias da EMAB.

Os e-mails serão enviados pelo domínio @emab.com.br independente da página em que forem coletados.

Política de CANCELAMENTO
A cada e-mail recebido, você terá a oportunidade de clicar na opção “descadastrar” no rodapé do e-mail para sair da nossa lista de leads caso acredite que os conteúdos não estão sendo úteis.