EMAB apoia realização de Curso Formação de Facilitadores da Justiça Restaurativa

A Escola de Magistrados da Bahia – EMAB está apoiando o Curso de Formação de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz, cujas aulas teóricas acontecerão entre os dias 26 e 31 de julho, das 9h às 12h e das 14h às 18h, em ambiente virtual. Já a etapa prática acontece de 2 de agosto a 31 de janeiro. A capacitação é realizada pelo Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau do Poder Judiciário do Estado da Bahia e tem a coordenação da juíza Maria Fausta Cajahyba Rocha, da 5ª Vara da Infância e Juventude. Ele é voltado para magistrados, servidores e demais atores envolvidos com as práticas restaurativas nos Núcleos da Bahia e Piauí.

O objetivo do curso é reconhecer a Justiça Restaurativa como instrumento de construção de valores e transformação social, possibilitando conhecer a teoria e aplicação prática dos processos circulares, círculos de construção de paz, enfocando também a ferramenta da comunicação não violenta, diálogo assertivo e inclusivo, escuta empática. Ele desenvolverá as competências necessárias para elaborar roteiros e facilitar círculos de construção de paz. O conteúdo inclui conceitos, princípios e valores; abordagem restaurativa; pressupostos Centrais; aplicação das práticas, círculo de construção de paz; Facilitador, princípio da não-violência; diálogo; redes de convivência; e a interdisciplinaridade do enfoque restaurativo e o envolvimento com outras áreas do conhecimento.

A carga horária total é de 102 horas, com a etapa teórico-vivencial de 42 horas – Aulas síncronas e atividades assíncronas – e etapa prática de 60h/a de estágio.

Além da juíza Maria Fausta Cajahyba Rocha, o curso terá como instrutores a juíza Janine Soares de Matos Ferraz, coordenadora do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania – CEJUSC de Poções; do juiz Rodrigo Souza Britto, da Vara dos Juizados Especiais de Brumado e coordenador do CEJUSC de Brumado; da juíza Sandra Magali Brito Silva Mendonça, da Vara da Infância de Ilhéus e coordenadora do CEJUSC de Ilhéus; e da Coordenadora e membro do Comitê Gestor do Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau do PJBA, Miriam de Almeida Santana. O curso também conta com o apoio da Universidade Corporativa do TJBA – UNICORP

Política de privacidade.

Segurança Anti-SPAM
Seus dados coletados nas páginas da EMAB não serão vendidos ou cedidos para outras empresas.

Política de ENVIO
Ao deixar seus dados você receberá dicas sobre as diversas áreas do Direito, anúncios de conteúdos ao vivo, anúncios de novos eventos e ofertas de produtos e serviços como cursos, pós-graduações e mentorias da EMAB.

Os e-mails serão enviados pelo domínio @emab.com.br independente da página em que forem coletados.

Política de CANCELAMENTO
A cada e-mail recebido, você terá a oportunidade de clicar na opção “descadastrar” no rodapé do e-mail para sair da nossa lista de leads caso acredite que os conteúdos não estão sendo úteis.