Desembargador Nilson Castelo Branco é eleito novo presidente do TJBA

O desembargador Nilson Castelo Branco foi eleito, nesta quarta-feira (17), novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) para um mandato de dois anos (2022/2023). Ele obteve a maioria dos votos – 31 – já na primeira votação. Seu principal concorrente, o desembargador Carlos Roberto Araújo, teve o apoio de 24 colegas. A escolha aconteceu por sistema remoto e eletrônico. A posse da nova mesa diretora deve acontecer no início de fevereiro de 2022.

Também foi eleita para a primeira vice-presidência a desembargadora Gardênia Duarte, com 30 votos; à segunda vice-presidência a desembargadora Márcia Borges, com 41 votos; à corregedoria geral o desembargador José Edivaldo Rotondano, com 30 votos; e à corregedoria do interior, com 33 votos, o desembargador Jatahy Fonseca Jr.

A presidente licenciada da Associação dos Magistrados da Bahia – AMAB, Nartir Weber, parabenizou todos os eleitos e destacou a lisura das eleições do Tribunal, e desejou sucesso à nova gestão liderada pelo desembargador Nilson Castelo Branco. Ela também destacou o trabalho do presidente Lourival Trindade pela condução serena da sessão.

O presidente em exercício da AMAB, Alberto Raimundo, também desejou sucesso à nova mesa diretora do Tribunal de Justiça e reafirmou a parceria da Associação na busca de um judiciário cada vez mais célere e eficiente, e que corresponda aos anseios de toda a sociedade.

Perfil – Nilson Soares Castelo Branco é natural de Salvador (BA) e formou-se em Direito pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), em 1979. No ano seguinte, concluiu o curso de especialização em Direito Público pela Universidade Salvador (Unifacs). Tem trabalhos escritos na área de Controle de Constitucionalidade, Sindicância no Processo Administrativo Disciplinar e Sanções Tributárias. Atuou no Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-Ba e desenvolveu a atividade da advocacia na área de direito municipal, eleitoral e administrativo, além da docência. Ele foi nomeado desembargador no dia 25 de maio de 2010 e atualmente era diretor-geral da Unversidade Corporativa do TJBA (Unicorp). Também foi diretor da Escola de Magistrados da Bahia (EMAB) da AMAB.

Política de privacidade.

Segurança Anti-SPAM
Seus dados coletados nas páginas da EMAB não serão vendidos ou cedidos para outras empresas.

Política de ENVIO
Ao deixar seus dados você receberá dicas sobre as diversas áreas do Direito, anúncios de conteúdos ao vivo, anúncios de novos eventos e ofertas de produtos e serviços como cursos, pós-graduações e mentorias da EMAB.

Os e-mails serão enviados pelo domínio @emab.com.br independente da página em que forem coletados.

Política de CANCELAMENTO
A cada e-mail recebido, você terá a oportunidade de clicar na opção “descadastrar” no rodapé do e-mail para sair da nossa lista de leads caso acredite que os conteúdos não estão sendo úteis.