Magistrado realiza primeira audiência na sala de depoimentos especiais da EMAB

A primeira audiência da sala de depoimentos especiais da Escola de Magistrados da Bahia (EMAB) aconteceu na tarde desta segunda-feira (25). Ela foi realizada pelo juiz Francisco Manoel Nascimento, da 4ª Vara da Infância e da Juventude da capital. Um ato, antes da realização da oitiva, contou com as presenças do Desembargador Emílio Salomão Resedá, coordenador da Infância e Juventude do TJBA; da presidente da AMAB, juíza Nartir Weber; do diretor-geral da Escola, juiz Rosalvo Augusto Vieira; do Assessor Especial do Núcleo Auxiliar de Conciliação de Precatórios, juiz Sadraque Rios; além conselheiro da Fundação José Carvalho, Eronildes Oliveira, e do assessor jurídico da Ferbasa, José Lauria, cujas instituições são parceiras na implantação da Sala.

Em 2020, a EMAB/AMAB e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), através da Universidade Corporativa (Unicorp), firmaram acordo de cooperação científica e acadêmica, para utilização da sala de depoimentos especiais pelos juízes, bem como para o aperfeiçoamento e capacitação destinados a magistrados e servidores. O Convênio prevê a possibilidade de uso da sala em processos judiciais reais, mediante solicitação expressa do juiz competente. Nessas situações, deverão ser observadas as regras processuais respectivas, a necessidade de agendamento prévio e a publicidade em órgão oficial sobre a realização do ato no referido espaço.

A presidente da AMAB, juíza Nartir Weber, afirmou que o início da utilização da Sala é uma vitória para a magistratura, já que, por conta da pandemia, não foi possível colocá-la em prática durante os últimos dois anos. Ela enfatizou do empenho da gestão do Desembargador Nilson Castelo Branco – hoje presidente do TJBA – ainda como diretor da EMAB, que buscou a parceria com a Fundação José Carvalho para que a Sala se tornasse realidade. “Hoje, já é possível que qualquer juiz no estado da Bahia possa utilizar o espaço para colher o depoimento das vítimas e das crianças de uma forma protegida, resguardando a dignidade destas pessoas. Hoje, temos a concretização deste sonho”, afirmou.

O Desembargador Emílio Salomão Resedá afirmou que a presidência do Tribunal de Justiça tem um projeto para instalar 80 salas de depoimento especial em todo o estado. “Aqui na EMAB foi um ponto de partida, para que outras cidades tenham um instrumental semelhante onde o juiz possa aplicar esta metodologia, que venha beneficiar a infância e a juventude. Desta forma, a verdadeira cidadania sai do campo da utopia e se torna efetiva”, declarou.

O diretor da Escola, juiz Rosalvo Augusto, destacou a importância do ato. “Hoje é o dia da efetivação de um sonho, que foi sonhado pelo Desembargador Nilson Castelo Branco junto com o Desembargador Mario Albiani Júnior, com a participação efetiva do presidente do Tribunal na época, o Desembargador Lourival Trindade. Esta sala será um disseminador do ponto der vista da formação de magistrados”, declarou. Ele ainda anunciou a realização, em breve, de um curso voltado a todos os juízes da capital e interior.

O juiz Francisco Manoel Nascimento, da 4ª Vara da Infância e da Juventude, disse que a Sala cobre perfeitamente o sentido do depoimento especial. “Ela é fora do ambiente forense e dá uma conotação de um local comum, onde o adolescente ou a criança chega sem o peso de estar entrando num Fórum. “O depoimento especial é muito importante, pois a criança é ouvida sem danos, sendo ouvida por um facilitador”, informou.

A Lei Federal 13.431/2017 estabelece que crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência deverão ser ouvidos por meio de escuta especializada e depoimento especial, em local apropriado e acolhedor, com infraestrutura e espaço físico que garantam a privacidade delas. De acordo com a legislação, as oitivas devem ser acompanhadas por psicólogos e assistentes sociais. Juiz, promotor, advogado e demais partes do processo assistem à entrevista em outra sala, por meio de equipamentos eletrônicos.

Sala de depoimento especial

Política de privacidade.

Segurança Anti-SPAM
Seus dados coletados nas páginas da EMAB não serão vendidos ou cedidos para outras empresas.

Política de ENVIO
Ao deixar seus dados você receberá dicas sobre as diversas áreas do Direito, anúncios de conteúdos ao vivo, anúncios de novos eventos e ofertas de produtos e serviços como cursos, pós-graduações e mentorias da EMAB.

Os e-mails serão enviados pelo domínio @emab.com.br independente da página em que forem coletados.

Política de CANCELAMENTO
A cada e-mail recebido, você terá a oportunidade de clicar na opção “descadastrar” no rodapé do e-mail para sair da nossa lista de leads caso acredite que os conteúdos não estão sendo úteis.